1)Apresentação: Nome Completo, Idade, Cidade, País.
Angela Hook. 47 anos, Salford (próximo à Manchester), Reino Unido.
2)Aonde você se formou? Em quantos anos?
Graduei-me na Escola de Terapia Ocupacional de Santo André, em Northampton, Inglaterra. Meus estudos levaram três anos (1980-1983).
3)Você fez Especializações, Pós, Mestrado ou Doutorado após a graduação?
Eu me formei com um diploma em Terapia Ocupacional em 1983 - não havia cursos de graduação no Reino Unido na época. Eu o tenho desde que ganhei meu BSc/Hons (Bachelor’s Degree – Hons/ Bacharelado com grau de honra) que significa que tenho um ano de estudo a mais que um grau comum) feito em Gestão de Saúde e Mestrado em Prática de Saúde.
4)Há quanto tempo você é TO?
Tenho trabalhado como TO a 26 anos.
5)Em quais lugares você trabalha/trabalhou?
Atualmente trabalho na academia como um conferente sênior na graduação e programas de pós-graduação aqui na Universidade de Salford. Minha experiência clínica foi em Psiquiatria Forense.
6) Como é o sistema público de saúde no seu país? Ele é universal?
Aqui no Reino Unido nós temos o Serviço Nacional de Saúde (SNS). O SNS fornece cuidados em saúde para todos os cidadãos britânicos, baseado nas necessidades de cuidados de saúde destes, ao invés da capacidade deste de pagar por tais serviços. O SNS é financiado pelos impostos.
Cuidados de saúde e no âmbito social são fornecidos por um número de agências governadas, por fim, pela Secretaria do Estado e incluem Medicina da Família e Comunidade, dentistas, hospitais, serviços de saúde mental, clínica, serviços de emergência, farmacêuticos etc.
Pra mais informações, por favor, confira o link:
http://www.netdoctor.co.uk/health-services-guide/what-is-the-nhs.htm
7) Como é o trabalho do TO no sistema público de saúde?
A TO é uma profissão valorizada no âmbito da saúde do Reino Unido e do sistema de assistência social.
8) Quando você fala que é TO para alguém, a maioria das respostas é:
(x) Ein? – embora isto esteja melhorando – bem devagarzinho!
9) Qual a área em que o s TO’s de seu país mais trabalham?
Terapeutas Ocupacionais são os únicos profissionais da saúde que são empregados amplamente nos setores cuidados de saúde e atenção social. Como resultado, eles possuem um excelente conhecimento e experiência nesses setores.
Os terapeutas ocupacionais contribuem para a saúde e o bem estar da população, através de:
• Avaliação
• Reabilitação
• Promover a prática socialmente inclusiva
• Fornecer uma variedade de tratamentos e intervenções para minimizar as condições incapacitantes.
Os terapeutas ocupacionais têm o cliente no centro de suas práticas e abraçam o modelo social da deficiência. Eles desempenham um papel importante na prestação de serviços que permitem aos usuários de serviços a:
• Gerir a sua condição de longo prazo, através das avaliaçãões, orientações e intervenções terapêuticas.
•Recuperar-se de uma doença de saúde mental.
• Ter acesso a equipamentos e adaptações e pacotes personalizados de um atendimento.
• E aprender mais sobre estilos de vida saudáveis.
10)Dentro de tudo aquilo que você conhece de TO no seu país há muita parceria dos TO’s com os outros profissionais de saúde?
Grande parte do trabalho dos TO's no Reino Unido exige colaboração e parceria. Podemos trabalhar em estreita colaboração com: a equipe médica, os enfermeiros, os fisioterapeutas, os assistentes sociais, os pediatras, os nutricionistas, os fonoaudiólogos e os psicólogos, para citar alguns.
11)Qual é o seu salário de TO aproximadamente? Ele é considerado bom para o seu Estado? E você, o considera suficiente para viver?
Um recém TO qualificado pode ganhar entre £ 20.000 e £ 24.000 (35.000 dólares) por ano. Isso dá aproximadamente US $ 3000 por mês.
Este é considerado um bom salário aqui no Reino Unido e é suficiente para cobrir o custo de vida.
12)Quais são as especialidades da TO em seu país de que você tem conhecimento?
HIV, Aids, Oncologia e Cuidados Paliativos; Reumatologia; Traumatologia e Ortopedia; Saúde Mental; Neurologia; Dificuldades de Aprendizagem; Mobília e Adaptações; Cadeira de Roda e equipamentos para AVD’s; Atenção a crianças, jovens, idosos e suas famílias; Prática da independência; Trabalho e reabilitação vocacional.
13) Quais são as tendências atuais na reabilitação do seu país, em outras palavras, quais as especialidades que estão em maior demanda para os TO’s?
Transformação dos Serviços Comunitários: mudando a maneira que o cuidado é estruturado e feito e visando apoiar o pessoal para aprender novas habilidades e conhecimentos que incentivem a inovação de cuidados de forma moderna, flexível e de alto padrão.
A bariatria (ramo da medicina que estuda as causas e conseqüências da obesidade) é uma preocupação crescente e os TO’s estão ficando mais e mais envolvidos nesta área.
Condição de Gestão / Reabilitação Profissional: trabalhando com pessoas com problemas de saúde a longo prazo e que tem o potencial para voltar ao trabalho e realizar as suas aspirações de trabalho.
Inclusão Social: mais comumente incluindo a experiência das pessoas com base em sua saúde, renda e situação de emprego, etnia ou idade. Os TO’s estão trabalhando para que estas pessoas estejam incluídas sempre que possível.
14)Há algo que você gostaria de acrescentar?
Posso dizer-lhe que aqui na Universidade de Salford, oferecemos um programa de Mestrado Avançado em TO (qualificados para terapeutas ocupacionais) que é entregue totalmente on-line para que você nunca precise entrar na universidade (ou mesmo no país). Para mais informações entre em contato comigo ou acesse:
http://www.healthcare.salford.ac.uk/occupationaltherapy/mscadvoccupationaltherapy
Nenhum comentário:
Postar um comentário