sábado, 6 de fevereiro de 2010

Será que alguém pode me explicar o que é Autismo Infantil?


O que é


A definição de autismo segundo "The National Society for Autistic Children" - USA - 1978 diz que autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave, durante toda a vida. É incapacitante, e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida.


Epidemiologia


Acomete cerca de 5 entre cada 10.000 nascido e é quatro vezes mais comum entre meninos do que meninas. É uma enfermidade encontrada em todo o mundo e em famílias de toda configuração racial, étnica e social.


Causas


Não se conseguiu provar nenhuma causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar autismo.


Características


Para entendermos um pouco melhor sobre o tema e como saber se alguém é autista, citarei algumas das características comportamentais da criança autista. Estas características foram adaptadas, pela AMA-SP (Associação dos Amigos da criança Autista). São elas:

· Resistência a métodos normais de ensino,

· Risos e gargalhadas inadequadas;

· Ausência de medo de perigos reais;

· Aparente insensibilidade à dor;

· Não se "aninha”;

· Forma de brincar estranha e intermitente;

· Não mantém contacto visual;

· Conduta distante e retraída;

· Indica suas necessidades através de gestos;

· Age como se fosse surdo;

· Crises de choro e extrema angústia por razões não discerníveis;

· Gira objetos;

· Dificuldades em se misturar com outras crianças;

· Resiste a mudanças de rotina;

· Habilidades motoras fina/grossa desniveladas;

· Hiperatividade física marcante e extrema passividade;

· Repetição de frases ou palavras;

· Apego inadequado a objetos;


Autismo e Terapia Ocupacional


Observou-se que o autista possui dificuldades básicas no seu desenvolvimento. Necessita de muita previsibilidade porque não consegue interpretar com adequação noções temporais. A compreensão da passagem do tempo e do raciocínio seqüencial dos fatos e eventos parece estar muito prejudicada no autista.

Também foi detectada a necessidade que os autistas têm em compreender os espaços, não elaboram com espontaneidade o que vão fazer, quando, e onde. Estas dificuldades somada a observação de que os autistas são extremamente visuais, ou seja, vêem os elementos de seus pensamentos como imagens concretas e visuais. Em outras palavras, o que pode ser visto e gravado como imagem concreta a nível de cérebro tem função para os autistas; o que necessita de elaboração, introspecção ou interpretação social é extremamente difícil para eles.

Daí a grande dificuldade de entenderem a realidade, as regras e os manejos sociais, pois a vida social é pura interpretação e não simplesmente uma imagem observável que pode ser gravada e arquivada como conhecimento.

Diante deste contexto para finalizar citarei um trabalho muito utilizado para o tratamento com crianças autistas, o Método T.E.A.C.H - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (tratamento e educação para autistas e crianças com deficits relacionados à comunicação), da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, E.U.A. O método surgiu nos Estados Unidos em 1966, após um trabalho intenso de pesquisas e observações, realizadas pela equipe do Dr. Eric Schopler. Este, propõe um trabalho para a criança autista baseado extremamente nestas características: é visual porque diz a criança o que fazer através de cartões de desenhos com as acções, ele prevê as acções e as estruturas, trabalhando as características de estruturação e previsibilidade.


Autora: Carolina Nunes Vieira de Contreiras Rodrigues


Terapeuta Ocupacional - CREFITO 5-046



Fonte: http://www.profala.com/artautismo10.htm


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