Foto: Instituto de Formação de Terapia Ocupacional de Nancy (França)
1) Apresentação: Nome Completo, Idade, Cidade, País
Aline Tixier, 22 anos, Mulhouse, França
2)Em quem universidade você estuda?
Eu acabei de concluir meus estudos de terapia ocupacional no l'Institut de Formation en Ergothérapie - IFE ( Instituto de Formação em TO) em Nancy. Atualmente eu trabalho em Mulhouse.
3) Qual é a duração do curso?
Após meu vestibular, fiz um ano de Medicina para, ao final daquele ano, fazer um concurso. Enfim, nós temos 3 anos de estudos em TO.
4) Há, em média, quantos alunos por turma?
Nós éramos em 50 mais ou menos.
5) Como é a organização e a política do curso? Vocês realizam, por exemplo, discussões sobre os eventos atuais? Como estudantes vocês seguem algum partido político? Vocês participam do Congresso Nacional dos estudantes e outro da TO?
Sim, nós estudamos um pouco sobre a organização política. Possuímos aulas sobre a legislação francesa. Na França há a Associação Nacional dos Estudantes de TO (Association Nationale des Étudiants en Ergothérapie - UNAEE) que organiza um congresso a cada ano e temos também a Associação Francesa de TO (Association Nationale Française d'Ergothérapie: ANFE) destinada aos TO’s.
6) Vocês tinham um Centro Acadêmico? Como ele funcionava? O que ele fazia para os estudantes?
Haviam 2 delegados eleitos que representavam cada turma. Há também a Organização de Estudantes de TO da região de Lorraine. Os delegados organizam festas, eventos etc. e resolvem problemas que os estudantes têm com os professores. Entretanto nossa Escola é pequena portanto temos flexibilidade para termos reuniões e resolvermos os problemas direto com os professores ou com o diretor.
7) O seu Departamento de TO possui, em média, quantos professores atualmente?
Temos muitos professores. Temos aqueles TO’s que nos dão aula sobre geriatria, pediatria, neurologia, traumatologia etc. e também aula com médicos, um arquiteto, um fonoaudiológo, um oftalmologista e temos aula inclusive com um professor deficiente visual.
8) Como é o trabalho dos TO’s no sistema público de saúde de seu país?
Trabalhamos sobre prescrição médica. Há muitos poucos TO’s liberais, pois o sistema de saúde não reembolsa ações únicas do TO; o que está mudando com o tempo. Os TO’s trabalham em Institutos, Hospitais, Centros de Reeducação e Lar de Idosos, p. ex. Cada vez mais o número de TO’s aumenta e começamos a ser reconhecidos na França.
9) Como funciona o estágio em TO na sua universidade? Ele é obrigatório? Você pode fazer estágio por conta própria? Você recebe algum auxílio financeiro? Quais são os locais que você faz estágio?Quando você inicia o estágio?
Pela escola de Nancy, nós temos:
- no 1° ano: um estágio de observação de um mês
- no 2° ano:três estágios de prática de aproximadamente um mês e meio
- no 3° ano: três estágios de prática de aproximadamente um mês e meio
O departamento nos oferece os locais de estágio e nós escolhemos segundo nossa vontade. Recebemos bem pouca ajuda financeira e reembolso dos gastos que temos com transporte.
10) Seu curso ocorre em que período do dia?
Temos aulas o dia todo, das 8 as 18 horas, dependendo do dia.
11) Como é o sistema de saúde pública do seu país? Ele é universal?
Três quartos dos cuidados prestados são feitos por uma estrutura conhecida como seguro doença (ou seguridade social). Na França, nós temos a sorte de ter grande parte dos atendimentos suportados por esse sistema público.
11 )Quando você fala que é TO para alguém, a maioria das respostas é:
( ) Ein? ou
( ) Legal! Eu conheço essa profissão!
A resposta mais comum é: “Legal! Mas…o que é isso?”
12) Qual é o seu salário de TO aproximadamente? Ele é considerado bom no seu país para sobreviver? Você o considera bom para sobreviver?
O salário varia muito entre o setor público e privado. Um TO de um hospital público ganha mais ou menos 3.320 reais limpo (já descontado os impostos) enquanto que um TO que trabalha no setor privado ganha 4.090 reais limpo. No setor público, é um salário é considerado “normal” e no privado é considerado bom, mas não extraordinário.
15) Quais são as especialidades da TO em seu país de que você tem conhecimento?
A área de atuação é muito extensa: podemos trabalhar na área de pediatria, neurologia, traumato, geriatria, psiquiatria etc.
16) Quais são as tendências atuais na reabilitação do seu país, em outras palavras, quais as especialidades que estão em maior demanda para os TO’s?
As demandas estão crescendo na área geriátrica (seja num lar de idoso ou na reeducação de idosos). A área de pediatria se desenvolve também (sobretudo depois de uma lei ter exigido que as escolas adaptassem seu ambiente as crianças deficientes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário